As peças e acessórios RC são feitos de vários materiais, desde plásticos até metais. Todos eles possuem qualidades e propriedades únicas, ideais para diferentes aplicações. Este artigo fala sobre os materiais que você normalmente encontrará em aplicações de controle de rádio e por que eles são usados.
É comum encontrar peças de reposição RC feitas de plástico, alumínio, fibra de carbono, titânio. Peças de latão e aço também estão disponíveis para hop-ups RC . Todos esses materiais diferentes têm seu lugar no RC e oferecem algo especial, como ser leve, ou talvez pesado, ou talvez remover a flexibilidade do seu veículo ou adicioná-la. Agora, antes de mergulharmos nisso, devemos dizer que tentaremos manter este tópico simples. Os materiais, os elementos e as técnicas utilizadas podem ser bastante complexos. Portanto, este não é de forma alguma um guia completo de materiais. O objetivo é apenas uma rápida visão geral de alguns dos materiais usados para fazer peças de RC .
O plástico é um material leve e barato que pode ser moldado em praticamente qualquer formato que você precisar. Em geral, os plásticos têm uma boa flexibilidade, portanto, em caso de impacto, o material pode absorver essa flexão de energia e depois retornar à forma – embora nem sempre seja esse o caso. Os plásticos podem ser feitos em diversas misturas ou compósitos , portanto a qualidade varia de marca para marca.
As peças RC de plástico também tendem a se desgastar com o tempo. O desgaste afeta-os e eles tendem a perder a tolerância. Assim como no braço de suspensão por onde você passa o pino da dobradiça, esse buraco pode afundar. Ou em um cubo onde você colocará os rolamentos antes de deslizar o eixo, esses orifícios dos rolamentos podem afundar com o tempo. Você também pode notar que as peças da suspensão têm mais folga e oscilam após uma colisão forte. Portanto, o plástico tem limites antes de quebrar.
Em geral, as flexões do plástico e a quantidade de flexão são geralmente afetadas pela temperatura externa. Por exemplo, em temperaturas ambientes frias, o plástico endurece e se torna mais quebradiço e pode ser quebrado mais facilmente. No entanto, quando está muito quente lá fora, o plástico faz o oposto. Ele tende a se soltar, ficar muito mais macio e ter ainda mais flexibilidade.
Produtos RPM R/C , peças plásticas à base de náilon fazem um trabalho fenomenal ao fornecer muita flexibilidade para qualquer peça. Por causa do náilon, eles absorvem a energia do impacto e depois voltam à forma. Como resultado, são atualizações perfeitas em aplicações específicas, como braços de suspensão, cubos e peças de direção. Estas são atualizações ideais para peças que já quebraram e a peça RPM será mais durável do que a peça OEM de plástico.
O alumínio é um metal forte, rígido e leve, mas não será tão leve quanto uma peça equivalente de plástico. Existem muitas ligas diferentes para o alumínio. Alguns dos mais comuns no RC são 6061 e 7075 . A liga de alumínio mais forte é a 7075, mas geralmente é reservada para chassis e coisas assim. Além das diferentes ligas de alumínio, também existem diferentes processos para produzir peças RC de alumínio – como fundição e usinagem.
Uma peça usinada será mais cara, mas também muito resistente. Será rígido e rígido, e terá tolerâncias restritas porque o processo do computador mantém as tolerâncias incrivelmente rígidas e exatas, e não se desgastará tão rapidamente quanto uma peça de plástico. Ao contrário do plástico, uma peça de alumínio usinado não flexiona de forma alguma. Ele permanecerá rígido e rígido, independentemente das temperaturas externas. Assim, quando você bater, uma peça de alumínio não quebrará como uma peça de plástico. Em vez disso, o alumínio tende a dobrar com um impacto “muito forte”. É possível dobrar a peça de volta ao formato, mas ela está comprometida e ficará muito mais fraca e mais propensa a dobrar no mesmo local.
Como o alumínio pode ser muito mais durável e preciso do que o plástico, eles são ótimos para coisas como cubos, blocos de pinos de dobradiça ou peças de direção, como manivelas e cremalheira de direção, onde você deseja uma sensação precisa. As buzinas servo de alumínio também são muito populares e são uma ótima maneira de aumentar a resistência do sistema de direção e evitar remover a estria interna da buzina servo, o que é comum nas buzinas de plástico.
Você deve tomar cuidado ao usar buzinas de servo de alumínio e peças de direção, porque se você tiver um servo que tenha apenas engrenagens de plástico dentro, elas podem não ser tão fortes sob um forte impacto. Portanto, se seus pneus forem atingidos ou sacudidos, essas engrenagens de plástico serão as que serão arrancadas e quebradas. Dependendo do seu estilo de direção, pode ser melhor continuar usando uma buzina de servo de plástico se o seu servo tiver engrenagens de plástico, porque é muito mais barato substituir uma buzina de servo do que um servo totalmente novo.
As peças opcionais de alumínio também podem ser uma ótima maneira de remover a flexibilidade do seu veículo, tornando-as ótimas ajudas de ajuste. Peças como torres de choque de alumínio, chassis, decks superiores, cabeçotes OLC, placas superiores, suportes de chassi são ótimas maneiras de fortalecer sua plataforma e remover a flexibilidade que as contrapartes de plástico teriam fornecido. Eles são duráveis e também têm uma ótima aparência. Além disso, você pode obter peças opcionais de alumínio em uma variedade de cores anodizadas diferentes, se desejar uma aparência ou estilo específico.
A última coisa que queremos mencionar sobre o alumínio é que ele é um ótimo condutor de calor, então o alumínio tende a querer absorver o calor de uma fonte de calor. É por isso que você vê o alumínio usado como placas de motor e dissipadores de calor em carros e caminhões RC. O alumínio pode ser perfeito em situações ou aplicações de alto calor, mas é importante observar que uma peça de atualização de alumínio será mais cara do que o plástico.
O material a seguir é a fibra de carbono, que consiste em toneladas de feixes de carbono unidos por epóxi e depois colocados em camadas para formar folhas planas de várias espessuras. Essas folhas planas são usadas para fazer chassis, torres de choque, decks superiores e peças de direção - na verdade, qualquer peça plana pode ser feita de fibra de carbono.
As peças RC de fibra de carbono são geralmente mais caras que as de plástico, mas serão mais leves que as peças de plástico equivalentes. O carbono também permanecerá mais rígido e rígido do que o plástico, mas geralmente não é mais rígido e rígido do que a peça comparável de alumínio. É claro que existem muitas variáveis sobre a espessura do carbono e o grau do alumínio. Mas se você pegar duas torres de choque equivalentes, as chances são de que a torre de alumínio seja mais rígida que a de carbono, mas o carbono será mais leve.
A questão é que a fibra de carbono flexionará ligeiramente e não será afetada pelas temperaturas externas. No entanto, o epóxi que mantém todos esses feixes de fibras juntos pode ser afetado em temperaturas extremas de congelamento. Mas como a fibra de carbono é muito leve, é uma ótima atualização se você estiver tentando reduzir o peso do veículo ou diminuir o peso de peças que estão no alto para diminuir o centro de gravidade. Por exemplo, as torres de choque são atualizações populares de fibra de carbono porque essas peças geralmente ficam no ponto mais alto do seu veículo. Portanto, ao diminuir ou reduzir esse peso em cima, você pode efetivamente diminuir o CG do seu R/C. As peças de carbono flexionam um pouco durante uma colisão, mas quando atingidas com força suficiente, elas racham, delaminam ou quebram.
A resistência e a rigidez de uma peça de fibra de carbono são determinadas pela sua espessura – quanto mais espessa for a peça de fibra de carbono, mais rígida e rígida ela será. As peças e acessórios de fibra de carbono ficam incríveis com uma aparência de fibra de carbono tecida. Estamos vendo cada vez mais peças de fibra de carbono coloridas de uma maneira bem elegante, se você gosta disso.
O seguinte material é o latão , uma liga composta por cobre e zinco. As peças RC de latão são pesadas e usadas principalmente para adicionar peso ao seu veículo, geralmente em algum lugar baixo no chassi. Eles são populares entre rastreadores de pedras e caminhões de trilha. Alguns buggies de corrida também usam placas de latão muito finas embaixo da bateria. Mas, novamente, a ideia é adicionar peso para diminuir o centro de gravidade.
Peças opcionais de latão para o público da corrida podem transformar sua antepara de plástico em uma de latão. Ou, em vez da antepara de alumínio, você pode usar uma de latão, ou um suporte de pino de dobradiça de suspensão pode estar disponível em latão. Mas, novamente, as peças R/C de latão são feitas para adicionar mais peso a locais específicos do seu veículo.
As peças de aço são fortes e apresentam algum peso; entretanto, as peças RC de aço não são tão pesadas quanto as de latão. O aço é frequentemente usado como pinos de dobradiça, ferragens, parafusos, eixos de choque, engrenagens de transmissão, engrenagens de pinhão e coisas assim. É o metal ideal quando você precisa de alta resistência por um preço razoável com um bônus de peso extra.
Como mencionamos, o aço não é tão pesado quanto o latão, mas é muito mais resistente. As peças de aço não flexionam, não são afetadas pelas intempéries e não perdem facilmente suas tolerâncias. Às vezes, peças de aço são oferecidas como alternativa a peças de plástico, como uma engrenagem de aço ou engrenagens de transmissão de aço. E como essas peças de aço são muito fortes, elas são ótimas atualizações para trituradores de alto desempenho ou necessidades de alto torque, como para rastreadores de rochas e caminhões de trilha.
No entanto, os hop-ups de aço não são muito comuns. Seu veículo provavelmente já vem com as peças de aço necessárias em áreas-chave, mas você pode encontrar engrenagens de aço endurecido disponíveis ou pinos de dobradiça de aço endurecido, coisas assim.
O último material que mencionaremos é o titânio, um dos metais mais exóticos disponíveis. Assim como o alumínio, o titânio vem em uma ampla variedade de ligas diferentes, sendo o grau cinco provavelmente o mais comum que vemos no controle de rádio. O quinto grau também é conhecido como 6AL-4V ; é extremamente forte e leve. Na verdade, tem uma das mais altas relações resistência-peso disponíveis.
Como a produção de peças de titânio é intensiva, cara e geralmente usinada, elas tendem a ser os acessórios RC mais caros. Por causa disso, o titânio geralmente não é feito para fabricar peças maiores, como chassis de titânio – isso seria muito caro. Então, em vez disso, as peças RC de titânio são normalmente pedaços menores em RC e geralmente são as peças que você usaria como alternativa ao aço. Isso significa que seus acessórios e hop-ups de titânio provavelmente serão peças como parafusos e pinos esféricos de titânio, talvez engrenagens, eixos de transmissão, porcas e vários itens de hardware como esse.
As peças de titânio também mantêm bem suas tolerâncias. Eles não são afetados pela temperatura externa e não flexionam sob o impacto. Em vez disso, uma colisão desagradável fará com que o titânio se rompa ou quebre, mas às vezes também pode entortar. Ainda assim, as atualizações de titânio de grau cinco para máquinas são algumas das melhores que existem, em termos de resistência excepcional e, ao mesmo tempo, praticamente sem peso. Essas peças são ótimas para os pontos altos do seu veículo quando você deseja reduzir todo aquele peso e diminuir o centro de gravidade. Por exemplo, você pode usar parafusos de titânio em conjunto com torres de choque de fibra de carbono ou algo parecido para reduzir o peso do seu veículo.
Existem muitos tipos diferentes de materiais e sua resistência ou qualidade podem variar. Ainda assim, em geral, você descobrirá que as atualizações de alumínio serão um acessório ou acessório para algumas peças de plástico. As atualizações de fibra de carbono serão uma alternativa às peças de plástico ou alumínio. As peças de titânio são geralmente uma alternativa às peças de aço, e as peças de latão existem apenas para adicionar peso e boa aparência sempre que possível.